Empresário deflagra campanha pela construção de busto ou estátua de Seu Lunga em Juazeiro



Campanha visa a construção de um busto para perpetuar a memória de Seu Lunga em Juazeiro (Foto: Reprodução)

A campanha "Eu apoio essa ideia" foi deflagrada neste final de semana em Juazeiro do Norte com o objetivo de incentivar o poder público a construir um busto em homenagem a "Seu Lunga", como era conhecido o folclórico comerciante Joaquim dos Santos Rodrigues. O idealizador foi o empresário José Leite de Souza justificando sobre a intenção de perpetuar a memória desse homem que nasceu em Caririaçu no dia 18 de agosto de 1927 e faleceu em Juazeiro no dia 22 de novembro de 2014 aos 87 anos.

Zé Leite é filho de Juazeiro, porém radicado há bastante tempo em Ilhéus (BA), onde presidiu a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). No último final de semana, ele esteve na sua terra natal para lançar a ideia e disse ter ficado surpreso com a boa repercussão e a resposta positiva. Como definiu, seria uma espécie de homenagem aos comerciantes das pequenas empresas de todos os ramos de negócios de Juazeiro sem esquecer o quanto Seu Lunga, involuntariamente, divulgou nossa cidade.

Empresário Zé Leite vestido na blusa da campanha que criou (Foto: Reprodução)

Segundo acrescentou, depois do Padre Cícero Seu Lunga é uma das figuras mais conhecidas do município e merece ser homenageado para perpetuação da sua memória. A coordenação da campanha ficou a cargo da professora Rosângela Tenório, a qual fará as devidas articulações para tomar o melhor caminho neste sentido. Ela é parente de Seu Lunga e acrescentou que, se o poder público não abraçar a ideia, o esforço será no sentido de arrecadar recursos para construir o busto.

Outra meta é definir o melhor local onde o mesmo será construído e articulações já estão sendo feitas com familiares de Seu Lunga. De Ilhéus, Zé Leite trouxe o "santinho" da campanha e várias blusas com o mesmo estampado. Recentemente, ele já tinha liderado campanha em prol da construção de um busto em homenagem a Floro Bartolomeu da Costa que era um médico baiano e muito contribuiu com a emancipação política de Juazeiro e o progresso da cidade na condição de deputado federal.

Isso ocorreu com a inauguração do busto na Avenida que leva o nome de Floro em solenidade com diversas autoridades da Bahia e Juazeiro. Ainda sobre a homenagem a Seu Lunga, Rosângela está tão empolgada que já pensa em dimensionar a ideia para a construção de um estátua em tamanho natural devido a boa aceitação da proposta. Para ela, isso pode ser feito com Seu Lunga sentado no banco de uma praça servindo de cenário fotográfico já que muitas pessoas costumavam ir até a sucataria de Seu Lunga fazer foto ao lado do mesmo.

Rosangela Tenório com Dona Carmelita, viúva de Seu Lunga (Foto: Reprodução)



Por Demontier Tenório
Miséria.com.br

Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário