Em dois meses, projeto Mini Gentilezas arrecada 7.628 itens em Fortaleza


O projeto arrecada doação de materiais de higiene para pessoas em situação de rua. Na Capital, já são seis pontos de coleta espalhados, mas demanda ainda é insuficiente para o atendimento realizado pelo Grupo Amor (Foto: Divulgação)

 

 

Iniciado em Fortaleza no último mês de setembro, o projeto Mini Gentilezas ganhou mais três pontos de coleta para arrecadar materiais de higiene. Nos meses de setembro e outubro, foram recolhidos 7.628 itens doados às pessoas em situação de rua pelo Grupo Amor (Apoio aos Moradores de Rua), que atende uma média de 150 pessoas a cada mutirão.

"A gente continua firme e forte, começamos em Fortaleza com três pontos e já são seis. Tem parceria com gente que trabalha em hotelaria, com empresa de turismo, fizemos ação com colégio", cita Karina Rocha, coordenadora do projeto no Rio de Janeiro, onde o programa nasceu.

O Mini Gentilezas está em 27 cidades de oito estados, além do Distrito Federal. São 82 pontos de coleta espalhados pelo Brasil, e o período de férias é uma oportunidade para impulsionar as arrecadações.

"O que reparamos desde dezembro é muita gente marcando amigos, ´fulano, não vamos esquecer de pegar os itens´. São pessoas comentando para terceiros sobre viagens que tem a ver com essa época do ano", diz Karina.

Como o ideal é que os itens doados sejam pequenos ou regulares, as pessoas podem doar os kits de higiene pessoal que recebem em hotéis e aviões e não foram utilizados. No caso das doações maiores, os próprios voluntários fazem a divisão em frascos menores, por exemplo.

Além de os frascos menores facilitarem o transporte, é uma forma de evitar que as pessoas em situação de rua troquem as doações. "Elas não conseguem vender e por isso usam mesmo. Um produto novo pode ser utilizado para comprar drogas, que é justamente o que tentamos evitar com os acompanhamentos", explica a coordenadora do Grupo Amor, Lívia Barrocas.

Apesar dos bons resultados, a arrecadação do Mini Gentilezas ainda é insuficiente para a demanda da Capital. "Só poderemos beneficiar outra entidade quando o Grupo Amor ficar abastecido para o mês inteiro", frisa.

O Grupo Amor trabalha com pessoas em situação de rua desde 2014, levando doações periódicas de quentinhas e água. Com a parceria do Mini Gentileza, passou a entregar produtos de higiene e terá ainda uma ação com serviços de corte de cabelo e banheiros químicos, no próximo dia 29.

O atendimento ocorre nas praças do Centro, onde as pessoas em situação de rua estão mais concentradas, conforme Lívia. "Em dezembro, fizemos cinco entregas nas praças. Os voluntários fazem a entrega, mas também conversam e prestam auxílio. Temos um morador que está empregado e pagamos pousada para ele dormir no fim de semana, enquanto na semana ele consegue dormir no local de trabalho", relata a coordenadora do Grupo Amor.

População em situação de rua

O primeiro censo da população em situação de rua foi realizado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) entre 2014 e meados de 2015. O levantamento apontou 1.718 pessoas em situação de rua, concentradas principalmente no Centro e Beira Mar.

A pesquisa inédita foi executada pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará (Cetrede/UFC), com a parceria do Fórum da Rua. A Capital foi dividida em seis áreas, sendo que somente na área 2 (contempla praticamente toda a área do Centro da Cidade até a Praça da Ceart) foram identificadas 632 pessoas em situação de rua (36,8%).

Na Praça do Ferreira, onde há grande concentração dessa população, são realizados atendimento e acompanhamento com equipe de abordagem do Centro Pop do bairro.

"Além da identificação e encaminhamento das demandas, as pessoas são convidadas a participarem das atividades e utilizarem os serviços diversos ofertados pela Prefeitura de Fortaleza", divulgou a Setra.

Pontos para coleta de doações do Mini Gentilezas em Fortaleza

- ALDEOTA 1

Quorun - Shopping Aldeota

Av. Dom Luiz, 500 - lojas 169 e 171

Horário de entrega: Segunda a Sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h

- ALDEOTA 2

Cora - Alimentação Sustentável

Rua Padre Luiz Figueira, 252

Horário de Entrega: Terça a Domingo, das 18h às 23h

- ALDEOTA 3

CD Max

Av. Santos Dumont 3637

Horário de Entrega: Segunda a Sexta, das 8h às 20h30; sábado, das 8h às 20h

- BENFICA 

CD Max - Shopping Benfica

Av. Carapinima 2200 lj 140/150

Horário de Entrega: Segunda a Sábado, das 10h às 22h; domingo, das 15h às 21h

- DIONÍSIO TORRES

NP Informática

Rua Nunes Valente, 2005

Horário de Entrega: Segunda a Sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h 

- PAPICU

Quorun - Shopping Rio Mar

Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - lojas 1157 e 1158

Horário de entrega: Segunda a Sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h

O Povo


Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário