Projeto desenvolvido por estudantes reduz consumo de energia

Em Juazeiro do Norte um professor encontrou um jeito diferente de ensinar os estudantes sobre conceitos da eletricidade e, o melhor, ainda tem ajudado famílias de baixa renda a otimizarem o consumo de energia. O projeto de redimensionamento de rede elétrica em residências conta com ajuda de alunos do ensino médio que, além de aprender de forma prática, estão tendo a oportunidade de ajudar ao próximo.

Caio Pereira, Vinícius Mendes e Tiago Alencar são alunos do primeiro ano do ensino médio, que nos últimos dias têm aprendido que estudar sobre eletricidade pode ser algo divertido e social. "Há um mês, o professor Ricardo Fonseca teve a ideia de nos ensinar alguns conceitos sobre energia de forma prática e pôs em execução o projeto de redimensionamento da rede elétrica em residências antigas. Com isso aprendemos a fazer a instalação residencial, conceitos que nos auxiliam na escola e ainda beneficiamos várias famílias", conta Vinícius Mendes.

O coordenador do projeto, Ricardo Fonseca explica que na fase inicial foram selecionadas seis residências antigas com fiação aparente, localizadas no Bairro Leandro Bezerra, em Juazeiro do Norte. "Selecionamos casas que ficassem próximas e conversamos com os proprietários. Após as explicações, retiramos toda a fiação antiga e fizemos uma nova instalação obedecendo a disposição correta dos fios fase, terra e neutro e respeitando os padrões exigidos pelos órgãos normatizadores. Os alunos aprenderam de forma prática e as famílias foram beneficiadas com uma nova rede", diz Ricardo.

A aposentada Maria Gomes Nicácio foi uma das pessoas beneficiadas com o projeto. "Eu fui a primeira a permitir que eles fizessem o redimensionamento na minha casa. Toda a fiação foi trocada e eu já senti no bolso uma redução de cerca de 30% no valor da conta de energia. Antes, a fiação da minha residência tinha muitas emendas e era exposta oferecendo risco a minha família. Após o projeto, tudo mudou e, além de uma casa segura, acabei reduzindo o consumo de energia elétrica. Acho que outras pessoas deveriam seguir o exemplo", aponta a aposentada.

Mais informações:
Colégio Paraíso / (88) 3512-1034

Fonte: Jornal do Cariri


Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário