Prefeitura de Cedro entrega certificados a alunos do Projeto “Toque de Vida”

A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Cultura, realizou solenidade de entrega de certificados aos alunos do curso de Violão e Flauta do Projeto "Toque de Vida", uma realização do Modo Maior Projetos Culturais, com patrocínio do grupo M. Dias Branco, apoio da Secult-CE (Lei Estadual da Cultura), Prefeitura de Cedro e Secretaria Municipal de Cultura. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (SENAC/Ce). Os cursos de flauta e violão tiveram duração de 06 meses; 20 alunos receberam certificado de 250 horas/aulas. 

Presenças das secretárias de Cultura, Alessandra Evangelista, do Trabalho e Assistência Social, Regina Elias, do coordenador do SENAC, Lee Fontenele, do coordenador do Projeto, Olímpio Rocha, do produtor cultura Leonardo Rocha, da vice-presidente do poder Legislativo Municipal, vereadora Aparecida Evangelista, além dos instrutores Lázaro Marcos, Alberto da Silva Pereira, alunos, familiares e população em geral.

Atualmente, diversos cursos estão sendo aplicados por meio de parcerias, assim promovendo a inclusão social de jovens pelo encanto da música. "Buscamos levar aos munícipes a possibilidade de aprendizagem, de descoberta. Cursos como esse servem para que novos talentos possam abrilhantar os palcos. É a oportunidade de alavancar a cultura por meio de Parceiros sensíveis, comprometidos com o nosso município", salienta o prefeito Nilson Diniz.

CURSO DE FLAUTA

O conteúdo programático contemplou técnicas básicas de flauta doce soprano, aspecto de digitação, manejo, articulação, respiração, sonoridade e afinação, introdução à música (noções de teoria musical, estudos de músicas e partituras, práticas instrumentais individuais e de conjunto e histórico da música).

CURSO DE VIOLÃO

Técnicas básicas de violão, técnicas para mão direita, escalas maiores e menores, acordes com sétima, formação de ritmos – marcha, baião, sertanejo e pop; formação da sequência das notas musicais, prática instrumental individual e de conjunto e estudo de repertório.

ENTREGA DOS CERTIFICADOS: CULMINÂNCIA DO PROJETO

De acordo com a secretária de Cultura, os resultados para os jovens e familiares superaram todas as expectativas. "O qeu tivemos aqui hoje foi um riqueza enorme. Os jovens tendo a oportunidade de frequentar cursos que podem ser o futuro deles. Amanhã eles poderão desfrutar de conquista hoje iniciada". Alessandra Evangelista inda parabenizou os instrutores que com muito carinho e profissionalismo levaram aprendizados aos alunos. "Eles conseguiram transmitir sensibilidade artística e musical para a plenificação da cidadania de cada concludente". 

Em março deste ano, os alunos já haviam apresentado o que aprenderam em sala de aula. A performance foi na Escola de Música Humberto Teixeira, em Iguatu, no encerramento da terceira etapa do projeto "Um Toque de Vida". Para o Jovem Sandro Lima, pela primeira participando de um curso de música, a iniciativa dá oportunidades para que os jovens revelem o que há de talentoso em si.  "E faz com que tenha gosto pela cultura e pela música. Ao final de tudo, temos a certeza de que novas oportunidades de abrem para nos apresentemos em palcos".

O Projeto "Toque de Vida", avaliado positivamente pelos alunos, tem foco em adolescentes e crianças do interior do Estado e já beneficiou diversos municípios. O coordenador Olímpio Rocha parabenizou a atual administração de Cedro pelo apoio à inserção desses segmentos em cursos de música. 

Assessoria de Imprensa
Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário