Enfim casados: Justiça realiza 1º casamento coletivo homoafetivo do Estado

Justiça Itinerante, realizou o primeiro casamento coletivo homoafetivo de Alagoas,na tarde desta segunda-feira (07). A cerimônia, realizada no pátio externo do Teatro Deodoro, no centro, oficializou a união de 22 casais, entre eles, cinco heterossexuais. O casamento faz parte da programação do 15º Ciclo de Ativismo LGBT de Maceió.

Juntas há seis anos, Tassiana Samara Souza da Hora Pedrosa e Andreza Pedrosa comemoraram a união e ressaltaram a importância da certidão de casamento.

“Estamos juntas as seis anos e quatro morando juntas. Esta certidão é tudo, é que valida nossa união para a aqueles que não acreditavam que éramos um casal. Tivemos algumas conquistas sem a certidão, como a nossa casa, mas finalmente nossa filha, que tem quatro anos, vai poder ter no registro de nascimento só nomes das duas mães”, disse Andressa, explicando que atualmente,  no registro, a filha só tem o nome da mãe Tassiana, que gerou a criança.

A união também foi comemorada pelo casal Nilton Alves e Jeferson Ferreira, que vivem juntos há quatro anos. “Hoje estamos conquistando os nossos direitos perante a sociedade. De sermos iguais a todos e poder casar com quem a gente escolheu para estar ao nosso lado”, disse Nilton.

Após a assinatura da certidão, o juiz da 1ª Vara Cível de Arapiraca e coordenador do projeto Justiça Itinerante, André Geda classificou o momento como muito importante, não só pela celebração do amor, como pela conquista da igualdade e todos os direitos assegurados pela constituição.

“Me sinto feliz e honrado em fazer parte desta celebração. É um marco para a sociedade Alagoana. É a celebração do amor não só dos homoafetivos, mas de casais héteros, que também quiseram casar hoje, nesta solenidade. Eu sempre digo que a gente não casa para ser feliz, e sim para fazer o outro feliz. E é o que desejo a todos você: sejam muito felizes”, declarou o juiz, emocionando os noivos.

Após a troca de alianças e do tradicional beijo, os casais e convidados participaram de um coquetel no local.

Fonte: Alagoas 24 Horas
Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário