Dietas restritivas dificultam o emagrecimento

Se você quer emagrecer e acha que fazer uma dieta muito restritiva vai ajudar a alcançar esse objetivo, saiba que este não é o melhor caminho. De acordo com a nutricionista Sophie Deram, autora do livro "O peso das dietas" (Editora Sensus), as dietas são, em longo prazo, a mais importante fonte de ganho de peso das pessoas.

Segundo Sophie, Doutora em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP), não fazê-las é o caminho para viver com qualidade e com o peso saudável. Ou seja, não, não é preciso cortar o glúten ou se alimentar apenas de proteínas.

Efeito sanfona

Os regimes podem até funcionar no começo, mas cerca de 90% ou 95% das pessoas voltam ao peso inicial, ou até o ultrapassam. Isso acontece porque o cérebro não entende esta mudança repentina na alimentação como algo benéfico, pelo contrário. “O seu cérebro não percebe a perda de peso como um sucesso de beleza; percebe-a como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger você”, explica.

“Estamos cada vez mais em guerra com o nosso corpo. Em vez de cuidar dele da melhor maneira possível, tentamos obrigá-lo a seguir numa direção que ele muitas vezes não quer ir, porque sabe que não é a direção mais saudável”, pontua.

Fonte: Diário do Nordeste
Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário