Por trás dos testes do Facebook: Permissões de uso são pura polêmica

Muitos usuários do Facebook gostam de fazer testes online e postar os resultados nos feeds para comentar com amigos. O problema é que, para isto, os sites pedem informações sobre seus perfis na rede social que podem violar sua privacidade.

Um exemplo para a situação é o VonVon, um dos serviços mais usados na rede social e responsável pelo teste “As Palavras Mais Usadas no Facebook”, que se tornou viral em novembro.

Uma análise na sua política de privacidade revela que o teste pode ter acesso a fotos, lista de amigos e endereço IP. Quando o usuário faz o teste do VonVon pela primeira vez, o aplicativo pede login usando a conta do Facebook, o que significa dar permissão para acessar várias informações diferentes.

Invasão de privacidade

Neste caso, os dados cedidos são nome, foto do perfil, idade, gênero, data de nascimento, lista completa de amigos, todos os conteúdos postados no feed de notícias, fotos postadas ou marcadas, histórico educacional, localização, lista de conteúdo curtido, endereço de IP e informações sobre dispositivos usados para acessar a rede social.

A polêmica ocorre nos termos de privacidade do VonVon, os mesmos que os usuários concordam, muitas vezes, sem ter lido. O texto informa que o site se dá o direito de manter os dados armazenados pelo tempo que achar necessário para “providenciar produtos e serviços”.

Além disso, a plataforma é capaz de continuar a usar qualquer informação não identificada para fins de análise e estatísticas mesmo após o encerramento da conta do usuário ou de um serviço.

Os termos também informam que os dados obtidos não podem ser compartilhados com outras empresas, a não ser com a devida permissão do usuário ou através de um aviso dado na política de privacidade. O VonVon esclarece que seus termos deixam de ser aplicados nestas entidades, que estariam liberadas para fazer o que quiserem com estes dados.

Sem dar acesso ao perfil

A recomendação para os usuários é que evitem fazer este tipo de teste quando pedir acesso aos dados sensíveis do perfil. Além disso, uma boa dica é só compartilhar o conteúdo de sites que não peçam acesso a informações.

Outra dica importante é que é possível limitar o acesso aos dados fornecidos no momento de confirmar o acesso do aplicativo do VonVon. Desta forma, é possível fazer os testes sem passar qualquer tipo de informação, com exceção do nome do perfil.

Fonte: Techtudo

Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário