Idosos que iniciam atividade física têm aumento na expectativa de vida

Você acha que não dá mais tempo de se preparar pra ter uma velhice de qualidade? Vai se surpreender com as histórias de idosos que começaram a se exercitar mais tarde e hoje estão mais do que prontos pra viver com saúde até o final da vida. Pra falar sobre longevidade, o Bem Estar recebeu o médico do esporte Leandro Echenique e o geriatra Carlos André Freitas dos Santos.

A atividade física melhora as conexões cerebrais. Quando fazemos exercícios, os músculos liberam proteínas que agem no cérebro, estimulando as conexões cerebrais. Quando as conexões aumentam,  há melhora de memória, de concentração e do sono.

Por onde começar

- Faça uma caminhada de 10 minutos, cinco vezes por semana. A caminhada que traz benefícios à saúde é aquela que deixa a pessoa ofegante, mas que ainda permite conversar. Quando já estiver confortável com os 10 minutos, aumente o tempo.

-  Faça alongamento, musculação e exercícios de equilíbrio pelo menos duas vezes por semana.

- A musculação deve ser feita com peso leve e oito repetições em cada região do corpo. Se não conseguir terminar as oito, diminua o peso ou faça sem nada.

Benefícios da atividade física para idosos

Pesquisas recentes mostram que iniciar uma atividade física, mesmo após os 70 anos, traz inúmeros benefícios:

- Reduz risco de infarto

- Aumenta o tempo de vida

- Melhora a flexibilidade, força muscular e condicionamento físico

- Reduz o risco de quedas

- Reduz a osteoporose

- Melhora do sono

- Reduz a ansiedade e melhora o humor

- Controla o diabetes e a pressão arterial

Fonte: G1
Share on Google Plus

About Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário